domingo, 14 de agosto de 2011

Jacques-Alain Miller na France Culture

Veja a entrevista que foi ao ar dia 10/8 concedida à France Culture onde JAM fala de sua mais recente obra, "Vie de Lacan", a ser lançada 05/09.

sábado, 13 de agosto de 2011

Interior


Maninha me mande um pouco do verde que te cerca
Um pote de mel, meu coleiro cantor, meu cachorro veludo
E umas jaboticabas...
Maninha me traga meu pé de laranja-da-terra
Me traga também um pouco de chuva
Com cheiro de terra molhada
Um gosto de comida caseira
Um retrato das crianças
E não se esqueça de me dizer
Como vai indo minha madrinha
E não se esqueça de uma reza forte
Contra mal olhado


Rosinha de Valença

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Elle est où la peinture? ... à Butte-aux-Cailles













Un village à Paris

Esta é  chamada de um site que trás algumas informações sobre o singularíssimo lugar que estou morando por dois meses aqui em Paris. Trata-se do “Butte-aux-Cailles” . Longe das rotas turísticas tradicionais é  uma verdadeira e peculiar aldeia no 13 º arrondissement de Paris. Tem como limites o boulevard Auguste Blanqui ao norte, a rue Bobillot a leste, a rue Tolbiac ao sul e a rue Vergniaud a oeste.



Incrível mas a Butte aux Cailles é o ponto mais alto de Paris e não Montmartre ou a Montagne de Sainte-Geneviève, como é costume afirmar. Do lado da Place d'Italie, o bairro agora contrasta com as torres de concreto circundante. Seus muitos cafés e restaurantes o tornam particularmente popular entre os parisienses, mas só. Nada de turistas.



No passado um rio que havia aqui atraia os pescadores. O nome é devido a Pierre Caille, que comprou em 1543 uma colina plantada com vinha. Até 1860, era um distrito que não pertencia a Paris, mas a Gentilly. Era um lugar pobre, sem iluminação nem  pavimentação onde moravam artesões, comerciantes de carvão e madeira, muitos trabalhadores e catadores.

Os moinhos de vento já dominaram este alto de morro, daí e nome "rue du Moulin-des-Prés" ou "rue du Moulinet."

 A Place de la Commune de Paris, na esquina ruas Buot e l'Espérance, é uma homenagem à resistência que aqui foi feita em 1871 às tropas de Versalhes. Por quatro vezes recuada pelos “Fédérés de la Butte-aux-Cailles”. Hoje os belos grafites buscam sustentar alguma esperança...



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tomme de Savoie

Uma das boas coisas a se fazer na França, sem dúvida, é conhecer seus queijos, pois são maravilhosos. Esta semana estou degustando um Tomme de Savoie.
De casca mais crocante e cinza esverdeada pelo mofo é um queijo de leite de vaca, prensado e não cozido. Seu sabor é bem marcado sem ser um queijo forte. Ele é considerado um clássico francês e recebe o nome da região onde é produzido.