segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Un village à Paris

Esta é  chamada de um site que trás algumas informações sobre o singularíssimo lugar que estou morando por dois meses aqui em Paris. Trata-se do “Butte-aux-Cailles” . Longe das rotas turísticas tradicionais é  uma verdadeira e peculiar aldeia no 13 º arrondissement de Paris. Tem como limites o boulevard Auguste Blanqui ao norte, a rue Bobillot a leste, a rue Tolbiac ao sul e a rue Vergniaud a oeste.



Incrível mas a Butte aux Cailles é o ponto mais alto de Paris e não Montmartre ou a Montagne de Sainte-Geneviève, como é costume afirmar. Do lado da Place d'Italie, o bairro agora contrasta com as torres de concreto circundante. Seus muitos cafés e restaurantes o tornam particularmente popular entre os parisienses, mas só. Nada de turistas.



No passado um rio que havia aqui atraia os pescadores. O nome é devido a Pierre Caille, que comprou em 1543 uma colina plantada com vinha. Até 1860, era um distrito que não pertencia a Paris, mas a Gentilly. Era um lugar pobre, sem iluminação nem  pavimentação onde moravam artesões, comerciantes de carvão e madeira, muitos trabalhadores e catadores.

Os moinhos de vento já dominaram este alto de morro, daí e nome "rue du Moulin-des-Prés" ou "rue du Moulinet."

 A Place de la Commune de Paris, na esquina ruas Buot e l'Espérance, é uma homenagem à resistência que aqui foi feita em 1871 às tropas de Versalhes. Por quatro vezes recuada pelos “Fédérés de la Butte-aux-Cailles”. Hoje os belos grafites buscam sustentar alguma esperança...



Nenhum comentário:

Postar um comentário